São Benedito (Olhos D’Água)
Conta a história que havia um homem chamado Benedito que fazia panelas de barro e morava perto da fazenda que acabou originando o povoado. Era devoto de São Benedito, mas só tinha ouvido falar sobre ele, nunca tinha visto a imagem do santo. Certo dia, o homem foi até à Igreja de Nossa Senhora d’Abadia na cidade de Itaberaí e ganhou uma fotografia com a imagem de São Benedito. Chegando em casa, olhando a fotografia fez uma imagem de barro daquele santo.
Certo dia, o senhor Benedito recebeu a visita de dona Adelaide, que morava na fazenda e era de uma família muito católica. Adelaide viu a imagem de barro e achou tão bonita que a pediu a Benedito. Ela ganhou a imagem de São Benedito e, chegando em casa, improvisou um altar para o santo em sua sala com um tamborete de couro. Todos os dias a família se reunia para rezar o terço em frente à imagem.
Adelaide tinha uma filha especial. Seus conhecidos faziam votos ou promessas a São Benedito em beneficio dessa menina especial, e muitas dessas pessoas recebiam o que haviam pedido. Por esse motivo, levavam até a fazenda muitos mantimentos para pagar suas promessas.
Com o tempo, correu a fama desses milagres concedidos pelo santo a essa menina especial e a comunidade iniciou a festa em louvor a São Benedito por volta de 1919, naquela fazenda, onde hoje é o povoado de São Benedito. A festa, sempre no primeiro domingo de maio, era realizada devido à quantidade de pessoas que faziam romarias até aquela localidade, em carros de boi, carroças, a cavalo e a pé para pagar promessas.
O terreno foi doado para construção da primeira capela a São Benedito, iniciada por volta de 1940 e finalizada em 25 de outubro de 1946. A imagem foi levada para a capela e o padre ia de Itaberaí a cavalo para celebrar as missas. Algumas pessoas começaram a construir casas ao redor da capela e deram o nome de Olhos D’Água ao povoado, por causa de uma mina que havia no local.
Paisagem
O povoado de São Benedito, distrito de Itaberaí, está localizado às margens da GO-156, tem população estimada em mil habitantes e 250 casas. Possui energia elétrica, telefonia fixa e móvel, uma escola municipal de ensino fundamental, posto de saúde, campo de futebol, quadra de esporte. O povoado tem água encanada e ruas parcialmente asfaltadas.
São Benedito é bem servido de lanchonetes, farmácias, casa de produtos agropecuários, panificadora e mercearias. A economia gira em torno da produção de leite e o povoado é um grande produtor de mandioca, com a consequente industrialização dos derivados desse tubérculo, como a farinha e o polvilho.
Cultura
XXXX
xxxxxxx
Atrativos
Festa em Louvor de São Benedito
Dez dias de festa na nova Igreja de São Benedito, que sempre termina no primeiro domingo do mês de junho. Em 2018, será realizada entre 25 de maio e 3 de junho
O povoado ainda não conta com estrutura hoteleira. O caminhante do Caminho de Cora Coralina deve programar para se hospedar em Itaberaí, a 10 quilômetros de São Benedito
Restaurante Avenida
Av. Goiás, Qd 40, Lt 4, Jardim Cabral
Fone: (62) 3375-2786
E-mail: restauranteavenida1@hotmail.comRestaurante Ipê
Av. Goiás, 715, Vila Progresso
Fones: (62) 3375-2749 e 99982-5013
E-mail: emiliolagares@hotmail.comRestaurante Curralinho
Av. Goiás, Qd 40, Lt 3, Jardim Cabral
Fone: (62) 98523-0565
E-mail: restaurantecuralinho@hotmail.comLanchonete Vipão
Av. Goiás Qd 41, Lt 6, Vila Progresso
Fone: (62) 3375-1711
E-mail: vipaopanificadora@gmail.com
Em Itaberaí
O distrito de São Benedito fica às margens da GO-070, que liga Goiânia a Itaberaí. A distância entre o povoado e o município-sede é de 10 quilômetros pela BR-156
-
Em Itaberaí
Hospital Municipal de Itaberaí
Av. José Albino Lagares, Qd 45, Vila Leonor
Telefone: (62) 3375-1476
E-mail: hmitaberai@hotmail.comHospital São Sebastião
Praça Balduíno da Silva Caldas, sem nº, Centro
Telefone: (62) 3375-1200
E-mail do médico responsável: joaoboscojr@hotmail.comFarmácia Drogalar
Rua São Vicente, 69, Centro
Telefone: (62) 3375-2892
E-mail: farmacia_drogalar@outlook.comFarmácia Nossa Senhora Aparecida
Rua Major Garcia, 270
Telefone: (62) 3375-1126
E-mail: silvaborgesesilvaltda@hotmail.comFarmácia Lima
Rua Major Garcia, 253, Centro
Telefones: (62) 3375-1414 e 3375-1828
E-mail: drogarialima2007@hotmail.com6° Pelotão de Bombeiro Militar
Rua 11, Qd 34, Lt 10, Jardim Neco De Faria
Fones: (62) 3375-1060 e 99221-0142 (capitão Eduardo Melo)
Telefone de Emergência: 193Delegacia de Polícia Civil de Itaberaí
Bairro Alto da Bela Vista
Telefones: (62) 3375-1344 e 98595-5332 (delegado José Alves de Sousa)Sport Byke e Pesca
Rua Major Garcia, Qd 4, Lt 20, Centro
Fones: (62) 3375-4502 e 98526-8636
E-mail: bykepesca16@gmail.com
Hospitais
Farmácias
Corpo de Bombeiro – Delegacia
Oficinas de bicicleta
Empresa Moreira
www.empresamoreira.com.brZaqueu Monteiro dos Santos
Av. Goiás, 4168, Antônio Severino Coe
Fone: (62) 3224-9904
Em Itaberaí