Jaraguá
Do ouro às festas tradicionais e à bela natureza propícia para esportes radicais, Jaraguá possui uma riqueza enorme de opções para agradar o turista
Jaraguá nasceu da busca do ouro quando ainda se usava a mão de obra escrava. Mineradores e catadores de ouro de diversas regiões chegavam trazendo os escravos com experiência em garimpar e catar o minério. Bartolomeu Bueno da Silva veio com sua bandeira rumo a Goiás lá pelo ano de 1726, quando fundou Vila Boa (hoje cidade de Goiás), às margens do Rio Vermelho, ao sopé da Serra Dourada. Logo acharam ouro em Meia Ponte (atualmente Pirenópolis), descobrindo uma nova região aurífera, impulsionando a criação de acampamentos às margens dos rios e córregos dali, surgindo o arraial denominado Córrego do Jaraguá.
A palavra Jaraguá deriva do tupi-guarani – Yara-Guá – e significa Senhor do Vale. O povoamento começou com a exploração das jazidas de ouro e com o passar dos anos surgiram as primeiras habitações. Em 1748 ficou pronta a capela de São José e Nossa Senhora da Penha, o que demonstra que na época já havia um número significativo de moradores no arraial. A segunda igreja a ser construída foi a de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em 1776, e no ano de 1828 deu-se início à obra da terceira igreja, de Nossa Senhora da Conceição.
Ao lado da exploração do ouro, houve a formação de sítios e fazendas para a produção de alimentos a fim de atender a população daquelas minas. No final do século XVIII, havia no Arraial do Córrego do Jaraguá engenhos que produziam aguardente e foi observado crescimento agrícola. No início do século XIX, com a diversificação da economia, o povoado, situado entre os prósperos arraiais da Capitania de Goiás, recebeu viajantes europeus ilustres, como J. Emmanuel Poh e August de Saint’Hilaire que visitaram o local e o apontaram como populoso.
Através do Decreto nº 8 de 1º de julho de 1833, o Arraial do Córrego do Jaraguá é elevado à categoria de Vila. Naquele instante nasce a Câmara de Jaraguá. Pela localização, perto da estrada que conduzia ao Rio de Janeiro e à Capital da Província, Vila Boa, a localidade era passagem para várias regiões, o que colaborou para sua prosperidade, pois recebeu imigrantes de outros pontos da Província de Goiás, principalmente de antigos centros mineradores em decadência. Essas pessoas contribuíram para o desenvolvimento da Vila e seus descendentes tiveram um papel importante na condução da vida econômica, social e política do lugar no decorrer do século XIX.
Em 25 de julho de 1882, a Vila de Nossa Senhora da Penha de Jaraguá eleva-se à categoria de cidade através da resolução 666, emancipando-se de Meia Ponte e passando a se chamar apenas Jaraguá. Já no século XX, o governo federal estabelece metas visando a ocupação do Centro-Oeste brasileiro, como a abertura de estradas e da ferrovia no Sudeste do estado e a construção de Goiânia, a nova capital de Goiás. A Marcha para o Oeste, a procura por terras para a agricultura, além da implantação da Colônia Agrícola Nacional, que levou ao surgimento das cidades de Ceres e Rialma e por fim, a mudança da capital federal para Brasília deram um impulso desenvolvimentista ao município.
A partir da década de 1940 houve notável crescimento urbano. No início dos anos 1960, a construção da BR-153 acelerou o desenvolvimento de Jaraguá. Na década de 80, a cidade se industrializou, recebendo o título de Capital das Confecções. Da prosperidade do Ciclo do Ouro até os dias atuais, Jaraguá passou por diversas fases e por vários processos, sempre ocupando papel de destaque entre os mais prósperos municípios goianos, com evolução contínua.
Paisagem
Jaraguá é um município rico em belezas naturais. A Serra foi transformada pela lei nº 13247 de 13/01/1998 em Parque Ecológico da Serra de Jaraguá. São 520 metros de altitude, numa paisagem onde se praticam mountain bike, parapente, motocross e trilhas. A Serra abriga o Poção, com suas águas transparentes, duas cavernas e um túnel feito pelos escravos.
Na estrada que liga Jaraguá a Goianésia está o Rio Saraiva, rico em piscinas naturais e quedas d’água. Há também outros rios com praias boas para banho, como o Rio das Almas, o do Peixe, o Sucuri, dos Patos e o da Prata.
Cultura
Cavalhadas
O Clube das Cavalhadas e o Clube do Laço chamam a atenção dos visitantes. Já o Casarão do Padre Silvestre, construído no século XVIII e tombado como patrimônio estadual pelo Decreto 6024 de 25 de outubro de 2004, é exemplar ímpar da arquitetura colonial em Goiás, sendo hoje uma das poucas edificações em Jaraguá que conserva suas características originais, fazendo parte da história da cidade e do Estado.
Jaraguá conserva prédios históricos, como a Igreja do Rosário, construída por escravos e totalmente preservada, a de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja Nossa Senhora da Penha, a Matriz, construída em 1748, demolida em 1918, reconstruída em 1950 e recentemente remodelada. Os casarões retratam a arquitetura do período colonial, trazendo, em cada pedaço, um pouco da nossa história.
A cidade realiza festas que atraem gente de várias partes do Brasil. São tradicionais a Folia de Reis, a Novena de São Sebastião, o Carnaval de Rua de Jaraguá, a Feira da Indústria do Vestuário, a Festa do Peão – sempre no aniversário da cidade, e a Romaria de Monte Castelo. A mais antiga e conhecida, sem dúvida, é a Festa do Divino Espírito Santo com suas Cavalhadas.
Festa do Divino Espírito Santo
A Festa do Divino Espírito Santo de Jaraguá começou com a implantação da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em 1833, pelo padre Silvestre Álvares da Silva, introdutor dos elementos folclóricos da comemoração. Por isso calcula-se que os festejos do império do Divino Espírito Santo no município, com a novena, Entrada da Rainha e as Cavalhadas, tenham 185 anos de existência.
A apresentação das Cavalhadas de Jaraguá acontece no encerramento da Festa do Divino Espírito Santo. A comemoração na cidade tem várias etapas, com diferentes atrações. No primeiro dia da novena, os cavaleiros se reúnem na igreja para se confessar e receber a bênção. Durante toda a festividade eles escoltam a Coroa do Divino e, ao final, fazem a entrada solene na igreja matriz e participam da missa.
A coroa e o cetro simbolizam a autoridade do Divino Espírito Santo, atribuída ao imperador, guardião das joias reais, que se torna o representante do Divino naquele ano, a quem todos devem obediência e respeito. Como a coroa e o cetro personificam a autoridade divina, sua visita causa comoção e manifestações de fé, evoca a presença de Deus e liga os devotos à memória de seus antepassados que veneraram e apreciaram esses objetos.
Jaraguá criou o Clube das Cavalhadas, que se reúne mensalmente em sede própria, com galpão, gramado e campo de ensaio. Para as apresentações no Campo das Cavalhadas, é montada estrutura com arquibancadas, camarotes, palco, banheiros químicos e sistema de som. Outra atração da festa é a retirada das argolinhas, que é oferecida pelo cavaleiro como homenagem a uma pessoa do público.
A cidade também exibe a Cavalhadinha. Com cavalos de pau enfeitados, roupas coloridas e muita animação, as crianças de Jaraguá aprendem desde pequenas o valor da tradição das Cavalhadas.
As Cavalhadas de Jaraguá possuem uma madrinha, que atua pela confraternização e premiação dos cavaleiros. Carreiras dos componentes a cavalo com lanças, espadas e garruchas simulam a batalha entre mouros e cristãos, até a rendição dos mouros, que são batizados e convertidos ao cristianismo. A Banda Santa Cecília acompanha toda a festa.
Atrativos
Parque Estadual da Serra de Jaraguá
A aproximadamente 5km do Centro da cidade de Jaraguá
Visitação permitida 24 horasRampa de Parapente
Local na Serra de Jaraguá propício para a prática de parapente, com bar e restauranteMuseu Histórico Municipal Casa de Cultura Padre Silvestre
Rua Vigário Álvares, 117, Centro
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17hMuseu Igreja Nossa Senhora da Conceição
Praça Silvio de Castro Ribeiro, S/N
Principais Atrativos Turísticos
Meios de Hospedagem no Perímetro Urbano:
Boa Vista Park Hotel
Av. Bernardo Sayão, nº 567, Centro
Telefone: (62) 3326-4646Hotel Danbury
Av. Cristóvão Colombo Freitas, nº 1418, Setor Aeroporto
Telefoone: (62) 3326-3400Hotel Primavera
Av. Dioni Gomes Pereira da Silva, sem nº, Setor Aeroporto
Telefone: (62) 3326-3729Maranha Inn Suite Hotel
Av. 2, nº 411/593, Vila Dona Izabel
Telefone: (62) 3326-5757Hotel Jaraguá
Telfone: (62) 3326-1521Hotel Taurus
Telefone: (62) 3326-6225Hotel Samambaia
Avenida Cristóvão Colombo de Freitas, nº 1386, Qd 1, Lt 66, Jardim Aeroporto
Telefone: (62) 3326-2711Hotel Presidente
Telefone: (62) 3326-1247Hotel Pratão
BR-153, Qd 1, Lt 1, Vila Dona Izabel
Telefone: (62) 3326-3515Hotel Flor do Cerrado
Telefone: (62) 3326-3463Hotel e Restaurante Dutra
Av. Presidente Kennedy, Centro
Fone: (62) 3326-6266
Jaraguá não tem Meios de Hospedagem no Perímetro Rural
Benedictus Hamburgueria
Galeria Passeio da Serra, Setor Aeroporto
Telefone: (62) 3326-1082Pizzaria do Deley
Galeria Passeio da Serra, Setor Aeroporto
Telefone: (62) 3326-5545Express Bar e Restaurante
Av. Moacir Rios, Jardim Ana EdithMadeira Grill
Av. Coronel Tubertino Rios, Setor Aeroporto
Telefone: (62) 3326-4668Tribo da Fome
Av. JK, Qd 06, Lt13
Telefone: (62) 3326-4301Sorveteria Moranguinho
Av. Coronel Tubertino Rios, Centro
Telefone: (62) 3326-2523Frutos de Goiás
Av. JK, CentroChurrasquinho do Carlinhos
Av. Coronel Tubertino Rios, Centro
Telefone: (62) 3326-5872César Grill
Praça Silvio De Castro Ribeiro
Telefone: (62) 3326-5834Subway
Av. Paulo Alves, Centro
Telefone: (62) 3326-5060Cia do Caldo B3
Av. Moacir Rios, Setor Aeroporto
Telefone: (62) 8441-3931Sorveteria Sabor de Mel
Av. Severino Leite de Bessa, nº 26, CentroChurrascaria Sabor Mineiro
Av. JK, CentroExecutivo Restaurante
Praça Silvio de Castro Ribeiro, Centro
Telefone: (62) 3326-2581Bistrô Restaurante e Tapiocaria
Galeria Passeio da Serra, Setor Aeroporto
Telefone: (62) 3326-3033Açaí Pontocom
Galeria Passeio da Serra, Setor Aeroporto
Telefone: (62) 3326-6199
Três rodovias, sendo uma federal e duas estaduais levam a Jaraguá: a BR-153, a GO-080 e a GO-427. Há também o Aeroporto Clotário de Freitas, com pista de pouso às margens da rodovia GO-080, a 5km da cidade.
- Distância da cidade de Goiânia: 120 km
- Distância da cidade de Brasília: 220 km
Hospital Sandino de Amorim
Avenida Dioni Gomes Pereira da Silva, nº 115, Setor Aeroporto
Telefone: (62) 3326-1370Hospital Maternidade
Av. Bernardo Sayão, nº 633, Centro
Telefone: (62) 3326-1224Drogaria Terrana
Av. Coronel Tubertino Rios, Centro
Telefone: (62) 3326-1087Drogaria Aline
Praça Silvio de Castro Ribeiro, Centro
Telefone: (62) 3326-3420Drogaria JK
Av. Coronel Tubertino Rios, Centro
Telefone: (62) 3326-6060Drogaria Moreira I
Rua Manoel Ribeiro de Freitas Machado, Centro
Telefone: (62) 3326-1985Drogaria Nossa Senhora da Penha
Av. Coronel Tubertino Rios, Centro
Telefone: (62) 3326-4800Drogaria Popular
Av. Bernardo Sayão, Qd 65, Jardim Ana Edith
Telefone: (62) 3326-5705Drogaria Primavera
Av. Bernardo Sayão, Qd 66, Jardim Ana Edith
Telefone: (62) 3326-2628Drogaria Ramos
Av. Coronel Tubertino Rios, Centro
Telefone: (62) 3326-3293Drogaria Vila Isaura
Rua Alto do Rosário, Qd 02, Vila Izaura
Telefone: (62) 3326-4332Corpo de Bombeiros
Av. Amazonas, Qd 01, Lt 01, Jardim Atlântico
Telefone de Emergência: 193Delegacia de Polícia Civil
Av. Bernado Sayão, nº 7, Residência Primavera, Centro
Telefone: (62) 3326-1344Copom 23º Batalhão
Av. Sólon Batista, nº 606/630 – Setor Aeroporto
Telefone: (62) 3326-2421Central Bicicletas (Janio)
Rua Creso Gomes, nº 339, Centro
Telefones: (62) 3326-1717 e 98596-1727JK Bicicletas (Osvaldino)
Av. JK, nº 384, Centro
Telefone: (62) 3326-2586Byke e Pesca (Elda)
Av. Coronel Tubertino Rios, nº 971, Centro
Telefone: (62) 3326-1181André José da Silva
Rua 10, nº 156, Vila IsauraOficina e Borracharia Primavera (Ronaldo)
Av. Bernardo Sayão, nº 125, Jardim Primavera
Hospitais
Farmácias
Bombeiros – Delegacia – Copom
Oficinas de bicicleta
Auto Socorro Jaraguá
Rua 1 nº 94 Vila Santa Maria
Telefone: (62) 3326-1288Expresso Marly
Av. Bernardo Sayão, s/n – St. Oriente – Terminal Rodoviário
Telefone: (62) 3326-1464- Radio Taxi JkAvenida Av, Jk, nº10 Ginasio Jk Setor CentralTelefone: (62) 3326 – 5005